O QUE ESTUDAR?

O QUE ESTUDAR?
DIREITO

terça-feira, 14 de julho de 2015

COISAS DE CONCURSEIRO:


Disciplina, foco, investimento e muita dedicação. Como equilibrar saúde mental, financeira e física durante a maratona de estudos?


Você pode até achar que sua energia é inesgotável e que pode passar horas e horas focado e estudando. Bem, há estudos que dizem o contrário e não adianta latas e latas de energético para você mudar certas coisas. Tenha em mente o seguinte:

1. Você não é o Super-homem

10 coisas que todo concurseiro deveria saber

A mente tem um limite de 45 minutos de concentração. Não adianta se matar de estudar por horas a fio sem pausar e nem usar energéticos para virar noites e noites. Uma mente descansada e um corpo relaxado funcionam melhor do que o estudo excessivo.

2. Só a teoria não vai funcionar10 coisas que todo concurseiro deveria saber

Estudar a teoria é o primeiro passo, mas não dá para parar por aí. Testar o conhecimento é essencial para fixar o assunto. Quanto mais o cérebro é estimulado mais os impulsos elétricos que ajudam no raciocínio se desenvolvem.

3. Resista às tentações!

10 coisas que todo concurseiro deveria saber
Ter mil e uma abas abertas enquanto se estuda não ajuda. Principalmente as redes sociais. Você pode até acreditar que elas amenizam a sua dor e que jura somente acessar nos momentos de pausa, mas nós bem sabemos que é uma grande mentira. Ninguém resiste à tentação. É cientificamente comprovado que 50% do valor de nossas tarefas perdem valor quando fazemos mais de uma coisa ao mesmo tempo. Música? Só aquelas recomendadas para o estudo.

4. Você só vai estudar se tiver o propósito em mente

10 coisas que todo concurseiro deveria saber
Tudo fica mais simples de se cumprir quando o propósito é bem esclarecido. Deixe claro para você qual é o propósito. Treine a sua mente para focar nas recompensas que os hábitos de estudo podem trazer. Focalize, por exemplo, no salário que receberá caso seja aprovado; deixe ele sempre visível.

5. Controle seu progresso de estudo

10 coisas que todo concurseiro deveria saber
Não adianta estudar “na doida”. Se você não tiver controle do que está por vir e do que já foi estudado a sensação de progresso vai por água abaixo e o estímulo para continuar também. Ferramentas de algumas plataformas online já oferecem indicação visual de progresso e até organiza as aulas para o estudante.

6. Não troque gato por lebre

10 coisas que todo concurseiro deveria saber
O que não falta na internet é conteúdo. Pagos, gratuitos, baratos ou caros, nem sempre se pode confiar na atualidade ou na veracidade deles. Por isso cuidado na hora de adquirir e consumir qualquer tipo de conteúdo. Prefira aqueles que já são validados por outros concurseiros e por sites especializados e conhecidos.

7. Cursos online oferecem mais flexibilidade

10 coisas que todo concurseiro deveria saber
Conteúdo audiovisual ajuda bastante na hora de memorizar, pois estimulam mais segmentos do cérebro. Os cursos online, além de já serem mais do que validados pelos concurseiros, permitem maior flexibilidade sem comprometer o contato com os instrutores e professores e até com outros estudantes. Além disso, estar em um ambiente mais aconchegante e preparado por você ajuda a ter mais concentração e disciplina.

8. Conheça a banca avaliadora

10 coisas que todo concurseiro deveria saber
Ninguém pode partir para a guerra sem conhecer o terreno que está prestes a encarar. Procure as provas anteriores da banca que realizará os certames que você fará, use-as para testar seus conhecimentos. Procure simulados. Uma dica: resolva-os no tempo determinado para a realização da prova, sempre lembrando do tempo reservado para o preenchimento do cartão resposta.

9. Foque em uma área

10 coisas que todo concurseiro deveria saber
Não adianta atirar para todos os lados. As chances de aprovação são maiores quando você foca em um concurso ou em concursos que tenham conteúdos similares, assim fica mais fácil de se preparar e os gastos serão mais controlados. Já existem cursos que abrangem diversas carreiras jurídicas, por exemplo.

10. Não tenha receio de investir

10 coisas que todo concurseiro deveria saber
E por falar em gastos, você deve ter em mente que a aprovação exige esforço intelectual, corporal - cuidar da saúde é muito importante - e financeiro. Cursos, livros, apostilas, viagens, tudo isso custa. Mas lembre-se: se você estiver comprometido, vale o esforço.

JUSBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário