O QUE ESTUDAR?

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terça-feira, 29 de dezembro de 2015

HISTÓRIA DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO:


A histria do conceito da educao

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O processo educacional tem particular significado imprescindível para o desenvolvimento humano tanto no passado, como no mundo contemporâneo.
A educação tem dado sentido ao futuro e justifica o presente, além de explicar e decifrar o passado. Apesar de que infelizmente por vezes não conseguimos escapar de erros atávicos.
É sabido que o conceito de educação sofrera a influência do nativismo e do empirismo. O princípio era entendido como o desenvolvimento das potencialidades interiores do homem, cabendo ao educador apenas exterioriza-las, e o segundo era o conhecimento que o homem adquirira através da experiência.
Mas é verdade que o processo educacional não reside somente nas escolas e as instituições de ensino, afinal, não é a única responsável pela educação.
É sabido que a educação possui uma dimensão maior do que propriamente ensinar a instruir e nem se esgota nas previsões legislativas.
A educação representa tudo aquilo que pode ser feito para o desenvolvimento do ser humano. Enfim, amiúde representa a instrução e o desenvolvimento de competências e habilidades.
Devemos à filosofia grega o interesse em descobrir que o pensamento racional pode investigar a razão de ser das coisas, e que serve para solucionar todos os problemas.
Os sofistas, verdadeiros pais da retórica, ensinavam aos gregos a fala do convencimento considerado como instrumento de poder, com a finalidade de fazer prevalecer seus interesses de classe.
Afirmavam que cada homem via o mundo a seu modo e, que não era possível uma ciência autêntica, de caráter objetivo e universalmente válido.
Desta forma, a cada brisa, a cada primavera, cada um sente de maneira diversa. Para os sofistas, portanto, não havia verdades absolutas.
Eles propugnavam um sistema educacional que pudesse trazer felicidade e o triunfo ao indivíduo. A educação não era conhecida como um direito de cidadão grego, mas era por meio dela, que os homens se tornam melhores e felizes.
Sócrates repudiando os sofistas previu uma nova visão do homem e do universo. A busca do conhecimento só poderia ser feita através da razão e da educação.
A chave-mestra de seu pensamento era a máxima: “Conhece-te a ti mesmo”, devendo ser consciente de sua ignorância. A verdade para Sócrates assim como o conhecimento verdadeiro não pode ser relativa a cada sujeito cognoscente.
A verdade deve conter autonomia e conteúdo, deve existir e ser válida para todos. Assim a ciência deve ter caráter universalista, sendo válida para todos e para sempre.
A preocupação de Platão era a de formar o homem para uma sociedade ideal. Educação significa liberdade e libertação, sendo processo capaz de nos tirar de uma condição de ignorância e imaturidade.
Porém isto não pode ser à força. Posto que o homem livre não deva ser obrigado a aprender, como se fosse escravo. Qualquer exercício, seja físico ou intelectual se for forçado, não penetrem na alma e lá não permanecerão.
Já dizia Sócrates no Livro VII da República: “não uses de violência para educar as crianças, mas age de modo que aprendam brincando”. Aprender pode e deve ser lúdico, pois alcançar a plena realização exige esforço e o prazer exige a motivação para desenvolver faculdades físicas, morais e intelectuais.
O mais valioso bem é alcançar a felicidade é encontrar o seu talento. Tais máximas foram defendidas por Aristóteles, o pedagogo da família e, entendeu que ação educativa dos pais seja insubstituível.
Para o filósofo de Estagira, na Trácia, a virtude intelectual se adquire pela instrução ao passo que a virtude moral se adquire pelos bons hábitos e valores. Virtuoso é o homem que tem o hábito reiterado da virtude.
Em Roma Antiga, os educadores se preocupavam muito mais por questões de ordem prática, não havendo mesmo uma produção filosófica considerável. Enfim, a educação romana objetivava o desenvolver do homem e a racionalidade que fosse capaz de fazê-lo a pensar corretamente e se expressar de forma convincente.
Cabia à educação romana incutir no cidadão a coração, a prudência, a honestidade, seriedade e sendo a família um fato preponderante para que tais virtudes fossem fomentadas. O “vir bônus” ou bom cidadão deveria adquirir as virtudes necessárias para cumprir plenamente os deveres de cidadão.
Na Idade Moderna, Francis Bacon acreditava que o homem só poderia compreender e entender as situações que ocorrem na realidade se tivesse uma ideia bem clara a respeito dos fatos. Foi o filósofo um dos primeiros a ver que o método científico poderia dar ao homem sobre a natureza, portanto, que o avanço da ciência poderia ser usado para promover em escala inimaginável o progresso e a prosperidade humana.
Nessa mesma época, John Locke acreditava que a educação faz parte do direito à vida, pois só assim poderão ser formados seres conscientes, livres e senhores de si mesmos.
Jean-Jacques Rousseau formulou também princípios educacionais que perduram até nossos dias atuais. E afirmava que a verdadeira finalidade da educação era ensinar a criança e a aprender a exercer a liberdade.
Acreditava Rousseau que a criança é educada para si mesma, não é educada nem para Deus e nem para a sociedade. Tal educação naturalista, retratada por ele na obra Emílio, não significava propriamente retornar à vida primitiva e selvagem e, sim, levar o homem a agir por interesses naturais e não por imposição de regras exteriores e artificiais. Condenava a interpretação de que a educação é um processo pelo qual a criança passa adquirir conhecimentos, atitudes e hábitos armazenados pela civilização.
Há uma importante afirmação na obra Emílio de Rousseau, in litteris: “ Nascemos fracos, precisamos de forças; nascemos estúpidos, precisamos de juízo. Tudo o que não temos ao nascer, e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação. ”.
Já para Immanuel Kant entendia que a moralidade para os seres humanos é o resultado pretendido de um processo educacional extensivo.
O filósofo escreveu duas relevantes obras, chamadas de “Crítica a razão teorética pura”, no ano de 1781, onde indaga os limites e as condições do nosso conhecimento, as suas potencialidades e o seu valor; e a “Crítica da razão pura” em 1788 demonstrando que o homem deve agir com a consciência do dever, de acordo com a lei moral presente no seu interior.
A educação kantiana deve cultivar a moral, despertando para que o homem tome consciência de que esta deve estar presente em todas as ações de sua vida, em todo o seu desenvolvimento, em todo o ser, e por efeito, deitando raízes sobre o Direito, que não subsiste sem a moral.
Há também a notável contribuição de Jean Piaget e Paulo Freire para a educação. Piaget afirmava que a educação deve possibilitar à criança o mais amplo desenvolvimento e dinâmico desde que o período sensório-motor até o operatório-abstrato.
Os principais objetivos da educação são: a formação de homens criativos, inventivos e descobridores, de pessoas críticas e ativas, na busca constante da construção da autonomia.
A referida autonomia não está relacionada com o isolamento, ou a capacidade de aprender sozinho. Ser autônomo significa estar apto a cooperativamente construir o sistema de regras morais e operatórias, necessárias à manutenção das relações permeadas pelo respeito mútuo.
A essência da autonomia é que as crianças se tornem capazes de tomar decisões por elas mesmas. E não significa o mesmo que a liberdade completa. Autonomia significa ser capaz de considerar os fatores relevantes para decidir qual deve ser o melhor caminho de ação. Não pode haver moralidade quando alguém considera somente o seu ponto de vista.
Para Paulo Freire parte do princípio de que vivemos em uma sociedade dividida em classes, na qual os privilégios de uns impendem a maioria e usufruir os bens produzidos. O filósofo e pedagogo se referia a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes, na qual a educação existe como prática de dominação e, a pedagogia do oprimido, na qual a educação surge com prática de liberdade e de libertação.
Não basta que o oprimido tenha a consciência crítica de opressão, mas que esteja disposto a transformar a realidade.
Freire nos ensina que uma das grandes, senão a maior tragédia do homem moderno, está em que é hoje dominado pela força dos mitos e comandado pela publicidade organizada, ideológica ou não, e, por isso, vem renunciado cada vez, sem o saber, a sua capacidade de decidir.
Propõe Freire que educar é construir, significa libertar o homem do determinismo passando a reconhecer o papel da História e a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual como na prática pedagógica proposta.
A concepção de educação de Paulo Freire percebe o homem como ser autônomo, que está presente na definição de vocação antológica de “ser mais” que está associada com a capacidade de transformar o mundo.
Para Edgar Morin em suas reflexões sobre a educação, percebe o homo sapiens como fruto da vida natural e da cultura. Encontra uma forma de construir a educação dos tempos futuros, embora esta pareça ainda estar muito vinculado ao passado e principalmente ao fragmentar do conhecimento.
Defende Morin o pensamento integral, posto que permita ao homo sapiens concretizar uma meditação mais pontual. Critica a pedagogia atuante por conta de seu radical fracionamento do saber que leva o indivíduo a entender o universo de forma facciosa e sem a conexão com o universal. Rompendo-se qualquer interação entre local e global, o que proporciona uma resolução de questões existenciais complemente dissociada do contexto onde estão situadas.
Na teoria da complexidade preconiza que o pensamento complexo é o que permite abarcar a uniformidade e a variedade contidas na totalidade, ao contrário da tendência do ser humano a simplificar tudo. E afirma que o ponto de vista integral não descarta o valor das especialidades.
Há acirrada discussão sobre a necessidade de renovação da escola, e da oferta de uma educação que realmente contribua para o desenvolvimento total da pessoa, em espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, e sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade.
Tais objetivos foram difundidos no Brasil principalmente por Jacques Delors que editou um relatório em forma de livro pelo Ministério da Educação, em 1998, sob o título "Educação, um tesouro a descobrir: relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI".
Nesse importante documento são apresentados quatro saberes indispensáveis aos indivíduos para atuarem de forma plena na sociedade do novo milênio. São os quatro pilares da educação, a saber: aprender a conhecer, ou seja, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas, e, finalmente, aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
A união desses quatro saberes ficou conhecida como a teoria pedagógica do Aprender a aprender trazendo uma nova visão das práticas educativas, cujo cerne não reside na transmissão de conteúdos aos alunos. Será necessário proporcionar aos discentes, uma série de saberes e competências que os deixarão preparados para se adaptar a um mundo em mudança.
É preciso que os docentes estejam sempre abertos às novidades e procurem diferentes métodos de trabalho após a reflexão de suas práticas, pois o profissional é responsável por sua formação. Ao Estado cabe criar as situações e condições objetivas necessárias para que o docente possa sempre repensar sua prática pedagógica e, efetivamente, ter uma formação continuada.
O sociólogo suíço Phillipe Perrenoud é um dos mais lidos no Brasil no tocante a formação de professores. Mas, também possui produções bem referenciadas na área de avaliação, em especial, com a sua proposta de ciclos de aprendizagem plurianuais. A formação e prática docente é desenvolvida por meio de competências.
A categoria competência é um termo recorrente tanto quando se refere aos alunos e quanto aos professores. E, definiu competência como a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos para solucionar, com pertinência e eficácia uma série de situações.
A escola deve negar a postura de "ensinar por ensinar" em favor de apresentar a relação direta que os conteúdos das disciplinas têm com os conhecimentos necessários para toda a vida. Não se trata de renunciar a importância dos conteúdos das disciplinas, mas, estas devem ser concebidas como mecanismos desencadeadores do desenvolvimento cognitivo e social dos indivíduos.
Ao docente não basta conhecer e dominar profundamente apenas o conteúdo das disciplinas que leciona. E imprescindível ao docente as dez competências fundamentais, a saber: organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar a progressão das aprendizagens; conceber a fazer evoluir os dispositivos de diferenciação; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; trabalhar em equipe; participar da administração escolar; informar e envolver os pais; utilizar novas tecnologias; enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão e administrar a própria formação.
Tais competências perpassam pelo âmbito da didática, da gestão e da formação. Honestamente dentre as tais dez competências elencadas por Perrenoud há o foco bastante claro na escola e não traz muitas novidades para o currículo ou didática dos cursos de licenciatura no Brasil.
O convite do sociólogo é no sentido de propiciar uma postula reflexiva e a revisão de práticas além da capacidade de observar, regular, inovar e aprender com os outros e com os alunos e com a experiência.
A educação, fundamentada na CF/1988 e amparada por princípios que buscam uma sociedade mais justa, sendo direito de todos, dever do Estado e da família, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Há, pois, com base no art. 205 do vigente texto constitucional brasileiro três objetivos básicos da educação: o pleno desenvolvimento da pessoa, o preparo da pessoa para o exercício da cidadania e a qualificação da pessoa para o trabalho.
Tais objetivos só se concretizarão através de sistema educacional democrático onde a organização da educação formal concretize o direito ao ensino, informado por princípios com eles coerentes e harmônicos, que realmente foram acolhidos constitucionalmente, como são: igualdade de condições de acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte o saber, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; com a devida valorização dos profissionais da educação garantido na forma da lei, plano de carreira para o magistério público e privado. Além de gestão democrática e garantia de padrão de qualidade.

Referência:
MAIA, Dennys Leite. Pensadores Contemporâneos da Educação: Quem são, o que dizem e quais implicações à formação docente? Disponível em:http://pt.scribd.com/doc/42456493/PENSADORES-CONTEMPORANEOS-DA-EDUCACAO-QUEM-SÃO-O-QUE-DIZEM-E-QUAIS... Acesso em 26.12.2015.

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